quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cifose

A coluna vertebral possui 3 tipos de curvas: a lordose, a cifose e a escoliose . A lordose é presente na coluna cervical e na coluna lombar e a cifose é presente na coluna torácica. A presença dessas duas curvas é NORMAL nesses níveis acima, fazendo parte das curvaturas normais da coluna. Apenas em casos em que a lordose e a cifose aparecem em grau aumentado é que são consideradas anormais e devem ser investigadas. A escoliose é sempre uma curva anormal.

          A cifose é uma curvatura normal da coluna, localizada na parte torácica da coluna vertebral. A cifose está presente em todas as pessoas normais. Uma alteração possível nesta parte da coluna é a hipercifose, que é um aumento no grau da cifose torácica. Nesses casos, o que pode-se notar é a queda dos ombros para frente e uma posição chamada de "corcunda".
         Há diversas causas de hipercifose. Um das causas mais comuns estão as fraturas múltiplas de vértebras torácicas, provocadas pela osteoporose. Com essas fraturas, a pessoa fica com uma aumento da cifose e com uma aparência de que está "incinada para frente". 
        Outra causa de hipercifose é a DOENÇA DE SCHEUERMANN. Esta doença é caracterizada por acometer adolescentes, mais comuns no sexo masculino, com início geralmente entre 11 e 14 anos. Nesta doença ocorre um "achatamento" das vértebras da coluna torácica na parte da frente, fazendo com que apareça o aspecto de corcunda.


        Os critérios diagnósticos da Doença de Scheuerman são: cifose de pelo menos 45 graus; presença de achatamento anterior do corpo vertebral de pelo menos 5 graus em 3 vértebras consecutivas; presença de nódulos de Schmorl; presença de irregularidade do platô vertebral (Imagem abaixo)
        O tratamento da doença de Scheuermann pode ser realizado com colete, cirurgia ou apenas acompanhamento com exercícios físicos e fisioterapia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Que bom te ver por aqui:

∞ Quer comentar? Não precisa ter conta no Blogger, basta só clicar no " Comentar Como" e colocar na opção " Anônimo", mas coloque seu nome, para mim saber quem é!

∞ Publique aqui sua opinião sobre o post e se tiver alguma dúvida ou sugestão, não tenha vergonha, eu não mordo!

Espero te ver aqui mais vezes. Tchau!