quinta-feira, 26 de julho de 2012

Tava navegando na net e achei uma reportagem na Folha de São Paulo, olhem, é muito interessante! Muita atenção nas frases em negrito, são muito importantes!!!

Na cabeça dos estudantes, e de muitos professores, boa postura quer dizer bom comportamento. Alguns colégios têm até nota de postura nos boletins.

Muitas crianças e adolescentes simplesmente se esparramam na cadeira, como se estivessem no sofá de casa, ou deitam a cabeça sobre a carteira quando fazem a lição. Não se trata de impor disciplina demasiadamente rígida, mas alguns cuidados precisam ser observados. O mobiliário e sua posição na classe são muito importantes. Uma classe alta ou baixa demais provoca desconforto, dores e danos físicos que podem se agravar no futuro. A posição do quadro-negro exige que parte dos alunos "entortem" o pescoço para seguir o que o professor está escrevendo, o que é desconfortável.

"As crianças hoje ficam muito mais tempo sentadas", diz a fisioterapeuta e psicóloga Laís Cristina Almeida. "Quando estamos sentados, a pressão sobre os discos da coluna chega a dobrar. Quando se senta de forma incorreta, essa pressão aumenta ainda mais."

"O problema costuma surgir nos estirões, períodos em que a criança cresce rapidamente." Em alguns casos, a criança precisa usar colete por algum tempo.

A postura envolve uma série de outros aspectos. Uma criança tímida pode andar mais curvada ou recolhida. Problemas ortodônticos também interferem na postura --crianças que andam com o queixo sempre para dentro, ou sempre para fora, também sofrem efeitos na coluna.

Levantar peso de forma errada é uma das principais causas de dores nas costas.
Dois outros pontos são sempre lembrados pelos especialistas. Um deles é o colchão e a posição em que se dorme. O colchão deve ter densidade correspondente ao peso da pessoa. A posição correta para se dormir é de lado, com a cabeça na altura do corpo.

Outro ponto importante é a postura dos pés. O pé plano ou chato e o pé arqueado ou cavo são suscetíveis a dores quando se pratica muitos exercícios e há irritação de músculos e ligamentos.

"As dores, por sua vez, provocam tensões musculares chamadas espasmos, diminuição da circulação sangüínea, pressão nas articulações, mais dor e mais espasmos", explica a fisioterapeuta.

"É um círculo vicioso, com as posturas erradas ficando cada vez pior", diz Laís Almeida.

Para crianças e adultos, a terapeuta repete um conselho: "prestem atenção no seu corpo; ele sabe o que acontecendo com você".




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Que bom te ver por aqui:

∞ Quer comentar? Não precisa ter conta no Blogger, basta só clicar no " Comentar Como" e colocar na opção " Anônimo", mas coloque seu nome, para mim saber quem é!

∞ Publique aqui sua opinião sobre o post e se tiver alguma dúvida ou sugestão, não tenha vergonha, eu não mordo!

Espero te ver aqui mais vezes. Tchau!